Teatro Sesc Gama recebe nome de Paulo Gracindo
Teatro Sesc Gama recebe nome de Paulo Gracindo
'O teatro do Sesc Gama recebeu cerca de 400 pessoas neste sábado (16) à noite, para cerimônia de nomeação do espaço. O teatro recebeu o nome do ator Paulo Gracindo, um dos grandes nomes da dramaturgia b...'
O teatro do Sesc Gama recebeu cerca de 400 pessoas neste sábado (16) à noite, para cerimônia de nomeação do espaço. O teatro recebeu o nome do ator Paulo Gracindo, um dos grandes nomes da dramaturgia brasileira.
Na ocasião foi apresentado o espetáculo Canastrões, encenada pela família Gracindo, representando uma grande homenagem ao ator, seu legado de dedicação ao teatro, um ofício que está sendo passado de pai para filho.
O diretor do Sesc, José Roberto Sfair Macedo destacou que o Sesc procura em sua área cultural estimular todas as manifestações artísticas. “Incentivamos as pessoas que deram contribuição para a cultura, para que não sejam esquecidas. Paulo Gracindo foi um dos maiores atores do teatro, interpretou personagens que sempre ficarão na memória de todos nós”, ressaltou.
Se estivesse vivo, em 2011 Paulo Gracindo faria 100 anos. Seu filho, o ator Gracindo Júnior disse que seu pai foi um ator que dignificou a profissão. “Desde a sua morte foram feitas várias ações para preservar a memória do meu pai. Esta homenagem é um presente, O teatro do Sesc Gama é um dos teatros mais bonitos que trabalhei”, disse.
Inaugurado em 2011, o teatro Sesc Gama Paulo Gracindo é o mais novo do Sesc-DF. Tem capacidade para 363 pessoas, varas cenotécnicas mecanizadas, quatro camarins, sala multiuso – onde são ministradas atividades de desenvolvimento artístico-cultural-, entre outros.
Sobre Paulo Gracindo
Pelópidas Guimarães Brandão Gracindo, mais conhecido como Paulo Gracindo, morreu aos 84 anos, em 1995. Atuou em teatro, novela e filmes. Na televisão, fez personagens marcantes, como o prefeito Odorico Paraguaçu, de “O bem-amado”; o padre Hipólito, de “Roque Santeiro”; e Betinho, de “Rainha da Sucata”, entre outros.