'O projeto Sonora Brasil, realizado pelo Sesc, chega a Brasília no dia 9 de agosto e segue até o dia 12 do mês com o tema Violas Brasileiras. As apresentações ocorrerão na unidade do Sesc do S...'
Publicado em 01/08/2016 00h00 Atualizado em 01/08/2016 00h00
O projeto Sonora Brasil, realizado pelo Sesc, chega a Brasília no dia 9 de agosto e segue até o dia 12 do mês com o tema Violas Brasileiras. As apresentações ocorrerão na unidade do Sesc do Setor Comercial Sul, no Teatro Sesc Silvio Barbato (Edifício Presidente Dutra), sempre às 20h. Considerado o maior evento de circulação musical do País, a 18ª edição do projeto vai passar, neste ano, por 144 cidades, somando mais de 400 concertos pelo País. Em 2015, foram registrados cerca de 50 mil espectadores.
O Sonora Brasil tem como um de seus objetivos difundir o trabalho de artistas que produzem obras não comerciais. Para o assistente de Ações Culturais do Sesc-DF e responsável pelo projeto na cidade, Nilson Lima, trata-se um resgate do trabalho pouco conhecido pelo público. “É uma maneira de apresentar um segmento da música que é pouco difundida atualmente. Com o tema Violas Brasileiras, valorizamos o instrumento e fazemos uma releitura de canções do interior”, destacou.
Neste ano, o tema Sonoros Ofícios – Cantos de Trabalho passa pelas regiões Sul e Sudeste, e Violas Brasileiras, pelo Norte, pelo Nordeste e pelo Centro-Oeste do País, invertendo o circuito do ano passado. O Distrito Federal receberá os artistas da viola caipira e sertaneja Paulo Freire e Levi Ramiro (SP); os músicos Cássio Nobre e Raullino Silva (PE e BA) representando a viola do Nordeste; já a viola de concerto será apresentada por Fernando Deghi e Marcus Ferrer (PR e RJ); e as violas singulares serão interpretadas por Sidnei Duarte, Maurício Ribeiro e Rodolfo Vidal (MT, TO e SP).
Sobre o Sonora – Desde a primeira edição, em 1998, o Sonora Brasil já contou com a participação de cerca de 80 grupos em mais de 4,9 mil apresentações por todo o País, alcançando um público superior a 520 mil espectadores. A cada dois anos, dois temas são desenvolvidos. Todas as apresentações são essencialmente acústicas, valorizando a qualidade sonora das obras e de seus intérpretes.
Sonora Brasil em Brasília
9/8 – Violas Singulares
10/8 – Violas Caipiras
11/8 – Violas em Concerto
12/8 – Violas no Nordeste
Horário: 20h
Local: Teatro Sesc Silvio Barbato (Edifício Presidente Dutra, Quadra 2, Bloco C, Setor Comercial Sul)
Classificação indicativa: livre