Sesc promoverá um mês inteiro de atividades dedicadas aos idosos
Sesc promoverá um mês inteiro de atividades dedicadas aos idosos
'Foi se a época em que se tornar idoso era sinônimo de dependência e solidão. Hoje, eles são mais ativos e confiantes do que nunca. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Br...'
Foi se a época em que se tornar idoso era sinônimo de dependência e solidão. Hoje, eles são mais ativos e confiantes do que nunca. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil conta com mais de 26 milhões de idosos e o número não para de crescer. Ciente da importância em promover cada vez mais a saúde e o lazer para essa parcela da população, o Sesc realizará o evento Outubro Mais Vivido. Durante o mês será realizado um seminário, um festival de teatro, um workshop e um show de música, além de exposições. Tudo para marcar o Dia Internacional do Idoso, celebrado em 1º de outubro.
A chefe da Divisão de Orientação Social do Sesc-DF, Lúcia Percy Bastos, explica que o objetivo é homenagear os idosos trazendo diversas atividades durante o mês. “O Sesc comemora o Dia do Idoso não só em um dia, mas em um mês. A nossa ideia é promover cada vez mais a qualidade de vida realizando vários eventos. Teremos o seminário internacional com a presença de especialistas, exposições, peças de teatro e de coral produzidas e encenadas pelo Grupo dos Mais Vividos, além de show musical do Sesc Seresta”, destaca.
A programação contará com o workshop Estratégias para a Promoção de um Envelhecimento Ativo, que será realizado no dia 1º de outubro para o Grupo dos Mais Vividos (GMV). Na sequência, do dia 2 ao 16, ocorrerá a exposição do projeto Multiplicando o Saber. De 19 a 30 de outubro, é a vez da mostra fotográfica Mais Vivido Conta História. Nos dias 19, 20 e 27 será realizado o I Festival de Teatro Sesc Mais Vividos. No dia 23, será feita uma apresentação do Coral do Grupo dos Mais Vividos e do Sesc Seresta, com Tangos e Fados.
Seminário – O II Seminário Internacional sobre Novas Perspectivas do Envelhecimento Humano – Tendências no Atendimento Global do Idoso ocorrerá no dia 9 de outubro, das 8h às 18h, no plenário José de Paiva Netto, na Legião da Boa Vontade (915 Sul). O presidente do Sesc-DF, Adelmir Santana; o diretor regional da instituição, José Roberto Sfair Macedo; e o reitor da Universidade de Brasília (UnB), Ivan Marques de Toledo Camargo, farão a abertura do seminário. O encontro, realizado pelo Sesc em parceria com a UnB, contará com a presença de oito especialistas em gerontologia nacionais e internacionais. Ao final, o público terá a oportunidade de prestigiar um concerto de música clássica.
Podem participar do seminário técnicos e profissionais de diversas áreas, além de graduandos dos cursos de Serviço Social, Educação Física, Psicologia e Gerontologia. Para se inscrever, basta chegar a partir das 7h30 no plenário da LBV e solicitar o credenciamento. O evento é gratuito, mas a vagas são limitadas.
Sobre o GMV – As atividades do Grupo dos Mais Vividos do Sesc tiveram início em agosto de 1978 e estão presentes em nove unidades da instituição. O Sesc-DF é pioneiro no atendimento aos idosos e conta atualmente com 2.470 participantes. São realizadas atividades periódicas e permanentes nas áreas de lazer, saúde e educação.