Caminho de Navegação

Notícia

Sesc promove campanha de combate da violência contra a pessoa idosa

'O dia 15 de junho marca o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. A data foi instituída em 2006, pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenç...'

Publicado em 05/06/2017 00h00 Atualizado em 05/06/2017 00h00

O dia 15 de junho marca o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. A data foi instituída em 2006, pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa. Considerando a assistência como um dos pilares de atuação, o Sesc-DF escolheu a cor lilás, em consonância com o GDF, pra simbolizar a campanha “Violência Contra Pessoa Idosa: não é uma questão nova”,  que promoverá durante todo o mês de junho. As oficinas de conscientização ocorrerão nas unidades do Sesc de Samambaia, Ceilândia, Gama, Sesc Estação 504 Sul, Taguatinga Sul e Norte, Guará e 913 sul.

Além disso, com o objetivo de sensibilizar a sociedade para a redução dos índices de violência contra a pessoa idosa, o Sesc realizará no dia 28 de junho, das 13h às 17h30, um fórum para o debate sobre essas discussões, que contará com a participação de profissionais, estudantes e idosos. Seguindo a programação de conscientização, no dia 30 de junho, às 8h, será realizada uma caminhada, em Taguatinga. As atividades serão voltadas para o Grupo dos Mais Vividos (GMV), alunos do Edusesc, do Programa Esportivo Social e Cidadania do Sesc-DF (Pesc) e aberto para a comunidade. Quem tiver interesse em participar do debate pode se inscrever pelo e-mail acaocoast@sescdf.com.br, gratuitamente.

De acordo com a coordenadora de Ação Social e Terceira Idade do Sesc-DF, Adriana Costa, a campanha de conscientização sobre a Violência Contra Pessoa Idosa é importante para reflexão, promoção e realização de movimentos, para sensibilizar a sociedade sobre a questão do envelhecimento, e as diversas formas de violências sofridas nessa etapa da vida. “Essa conscientização irá informar sobre os mecanismos de coibição dos abusos e dos maus-tratos. É importante ressaltar que, a realização da campanha contribui para a mudança de paradigma existente no imaginário social, que considera a velhice como uma fase de decadência e inatividade social, mostrando que as pessoas idosas podem participar e contribuir positivamente para o desenvolvimento da sociedade”, ressaltou Adriana.

A violência contra a pessoa idosa é uma violação dos Direitos Humanos e se define como qualquer ato, único ou repetitivo, ou omissão, que ocorra em qualquer relação supostamente de confiança, que cause dano ou incômodo à pessoa idosa. A data marca a luta conjunta de diversas instituições e segmentos da sociedade que buscam promover a criação de um ambiente em que envelhecer seja entendido como uma fase do ciclo de vida, em que atitudes de respeito ao idoso sejam priorizadas. O Sesc é pioneiro em trabalho social com Idosos, desde 1963 organiza projetos voltados à questões do envelhecimento bem-sucedido.

Denuncie

O Disque 100, canal da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos responsável pelo recebimento de denúncias de violações de direitos, registrou 12.454 denúncias de violência contra a pessoa idosa nos quatro primeiros meses de 2016 (de janeiro a abril). Os dados mostram que a maior parte das violações acontece dentro da casa das vítimas, cometida por filhos, netos ou outros familiares. Comparado ao mesmo período do ano anterior, o número de denúncias cresceu 20,54%. Os dados revelam, ainda, que as violações mais comuns são a negligência, a violência física ou psicológica e o abuso financeiro e econômico, também chamado de violência patrimonial. Os estados com maior número de denúncias são São Paulo (2820), Rio de Janeiro (1699) e Minas Gerais (1116).