Caminho de Navegação

Notícia

Sesc participará da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia com estande sobre redução das desigualdades 

'Levar a ciência para o grande público, incentivar jovens a conhecer aspectos científicos e tecnológicos e promover a pesquisa como instrumento para o desenvolvimento sustentável do País. Esses são algu...'

Publicado em 11/10/2018 00h00 Atualizado em 11/10/2018 00h00

Levar a ciência para o grande público, incentivar jovens a conhecer aspectos científicos e tecnológicos e promover a pesquisa como instrumento para o desenvolvimento sustentável do País. Esses são alguns dos objetivos da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, cuja edição de 2018 ocorrerá entre os dias 15 e 21 de outubro, no Pavilhão do Parque da Cidade. Com o tema “Ciência para a Redução das Desigualdades”, o Sesc-DF, que participa do projeto desde 2008, mais uma vez estará com um estande no local.

O tema está relacionado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estipulados pelas Nações Unidas. Para a coordenadora da Unidade de Gestão e Ações de Sustentabilidade do Sesc-DF, Patrícia Souza, o assunto desperta as vocações para ciência e tecnologia nos jovens. “Há uma vontade e um esforço para que a ciência chegue aos mais diversos públicos, e o Sesc-DF incentiva essa abordagem”. Patrícia destaca que a ação permite que o conhecimento científico e tecnológico seja usado para combater as desigualdades sociais e resolver ou amenizar problemas do dia a dia como aqueles de energia, alimentação, água, educação e moradia. “É uma forma de aproximar a ciência da sociedade. O estande se baseará em objetivos que incluem o estímulo da curiosidade científica, de forma prática e acessível”, reforçou.

O Sesc-DF abordará a temática da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em várias vertentes. Os alunos do Ensino Fundamental II desenvolverão projetos com o tema recursos hídricos, já os do Ensino Médio escolheram a habitação. O Ensino Fundamental I ficará com o tema saúde e a Educação Infantil desenvolverá projetos sobre alimentação, tudo voltado para as tecnologias de cada área. Por fim, a Educação de Jovens e Adutos (EJA) irá focar em temas baseados na reciclagem e os alunos da Sala de Ciências de Taguatinga Norte e Sul vão explorar o tema geração de energia e educação.

A expectativa é de que muitas pessoas visitem o estande da instituição ao longo da semana. “Durante o período do evento esperamos receber mais de 40 mil visitantes. Temos mais de 4 mil alunos, além de professores, diretores e coordenadores que trabalham na organização e pesquisa de materiais relacionados ao tema proposto”, diz Patrícia.

Sobre a Semana

Estabelecida por decreto em 2004, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é uma das ferramentas mais importantes para promover a popularização da ciência no país. É realizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) em parceria com secretarias estaduais e municipais, agências de fomento, espaços científico-culturais, instituições de ensino e pesquisa, sociedades científicas, escolas, órgãos governamentais, empresas de base tecnológica e entidades da sociedade civil de todo o País. Em 2018, o MCTIC lançou a segunda chamada pública para apoiar projetos da Semana Nacional. A expectativa é apoiar 168 projetos nos estados e municípios.