Caminho de Navegação

Notícia

Sesc inova em estande na Semana Nacional de Ciência e Teconologia

'O Sesc-DF está mais uma vez presente na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) no Distrito Federal. O evento que começou dia 23 segue até 29 de outubro, no Pavilhão de Exposições (ExpoBrasília)...'

Publicado em 24/10/2017 00h00 Atualizado em 24/10/2017 00h00

O Sesc-DF está mais uma vez presente na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) no Distrito Federal. O evento que começou dia 23 segue até 29 de outubro, no Pavilhão de Exposições (ExpoBrasília) do Parque da Cidade. O Sesc-DF participa do projeto desde 2008. Para 2017 o tema escolhido foi “A matemática está em tudo”.

Além das Salas de Ciências, o evento conta com a participação de cerca de 80 colaboradores, entre equipe técnica, corpo docente, estagiários e alunos da rede Edusesc. O estande do Sesc oferece muita interatividade na exposição dos trabalhos dos alunos e o espaço possui divisórias metálicas em nove módulos segmentados, onde são apresentados os diversos aspectos da Matemática na rotina das pessoas.

A chefe da Unidade de Gestão e Ações de Sustentabilidade do Sesc, Patrícia Souza, explica que o tema escolhido foi desenvolvido em sala de aulas. “Desde a escolha do tema da Semana os alunos começaram a trabalhar para desenvolver os projetos aqui apresentados. Esse estande é fruto de muito engajamento por parte de todos os envolvidos”.

O estande do Sesc trabalha com o código binário e como ele é aplicado no nosso dia a dia. Segundo Tathyana Benetis, estagiária da Sala de Ciências, é possível observar uma linha histórica da linguagem binária até a programação de computadores que temos hoje. “A gente consegue mostrar como isso funciona na prática, como no caso das impressoras 3D e os óculos de realidade virtual que estão no estande, por exemplo,”.

Outro destaque do estande, segundo Patricia, é a Mat caverna, que tem objetivo de desvendar os poderes dos super-heróis relacionados à matemática. “É possível apostar corrida com o The Flash, ter acesso a jogos de simulação virtual, e também, medir a força e IMC dos estudantes que passarem por lá”.

Protótipos de jogos em tamanho real, como o dominó e torre de hanói, além da relação da matemática com a música, astronomia e fenômenos naturais são outros temas que podem ser explorados no estande.

A expectativa é de que muitas pessoas visitem o estande da instituição ao longo da semana. “Durante o período do evento esperamos receber mais de 40 mil visitantes. Temos mais de 4 mil alunos, além de professores, diretores e coordenadores que trabalham na organização e pesquisa de materiais relacionados ao tema proposto”, finaliza Patrícia.