'O Sesc-DF participa da campanha voluntária Semana do Lixo Zero, que começa nesta sexta-feira (23) com programações especiais até o dia 31 de outubro. O evento nacional promovido pelo Instituto Lixo Z...'
Publicado em 22/10/2020 00h00 Atualizado em 22/10/2020 00h00
O Sesc-DF participa da campanha voluntária Semana do Lixo Zero, que começa nesta sexta-feira (23) com programações especiais até o dia 31 de outubro. O evento nacional promovido pelo Instituto Lixo Zero acontece simultaneamente em 165 cidades do Brasil e tem a parceria de organizações não governamentais (ONGs), instituições públicas e privadas para conscientizar a população sobre o descarte dos resíduos sólidos.
Por meio de um acordo de cooperação para a reciclagem do lixo eletrônico, o Sesc-DF disponibilizou em 10 unidades da instituição no DF, a instalação de pontos de coleta para a destinação do lixo eletrônico. A campanha estimula a comunidade a contribuir, de forma gratuita, com a destinação adequada dos resíduos eletrônicos, promovendo a economia circular, a inclusão digital e a sustentabilidade.
O coordenador de fomento do projeto no DF, Odécio Rossafa, explica que os esforços da programação têm o objetivo de levantar as questões ambientais, que também são sociais. E a participação do Sesc-DF reforça os resultados junto à sociedade e aos comerciários. “A importância do Sesc-DF estar participando da campanha Semana do Lixo Zero é muito grande porque motiva a sociedade civil a se organizar, do ponto de vista ambiental, promovendo a interação com os comerciários, com caráter educativo”, argumenta o coordenador. “É também uma possibilidade de descartar os materiais internos, como computadores, materiais inservíveis do Sesc, para serem reciclados, devolvidos pra sociedade, para as comunidades carentes e alunos, contribuindo para uma sociedade mais atenta e preocupada com as questões ambientais”, explica Odécio Rossafa.
Materiais de informática, televisores, eletro-eletrônicos, aparelhos telefônicos e resíduos eletrônicos podem ser descartados nos postos de coleta, instalados nas seguintes unidades do Sesc: 504 sul, 913 sul, Presidente Dutra (SCS), Sede (SIA), Guará, Taguatinga Norte, Taguatinga Sul, Samambaia, Ceilândia e Gama.
A Semana do Lixo Zero é voltada a práticas sustentáveis que envolvem soluções para a cidade. Em Brasília, essa será a 3ª edição e contará com uma programação dos dias 23 a 31 de outubro. Este ano, o tema é Lixo zero inspira minha cidade, com foco na mobilização de que todo cidadão é responsável pela solução dos problemas causados pelo lixo. Na capital, as cooperativas de materiais recicláveis, com apoio do governo local e empresas voluntárias, farão um drive-thru da coleta seletiva em diversas regiões administrativas. A meta é divulgar o trabalho e sensibilizar as pessoas para a importância da separação e destinação correta dos resíduos.
Além dos pontos de coleta seletiva e seminários virtuais, a programação da Semana do Lixo Zero ternina no dia 31 de outubro com o lançamento do projeto sustentável Ecograna, moeda social que vai permitir a troca do lixo reciclável e utilização da moeda para compra em comércios parceiros.
De acordo com a engenheira ambiental do Instituto Arapoti, Daí Ribeiro , o projeto Ecograna tem o objetivo de sensibilizar a sociedade e está pautado nos pilares: ambiental, social e econômico.“Pra mostrar que o material reciclável tem valor e quando a gente começa a separar percebe a quantidade de resíduos que é gerada, o volume e o tipo de resíduos, mostrando que é possível agregar valor financeiro”, argumenta a engenheira ambiental.