Caminho de Navegação

Notícia

Sesc-DF lamenta falecimento de Miguel Setembrino, vice-presidente e conselheiro da entidade

'O vice-presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal, Miguel Setembrino Emery de Carvalho, faleceu aos 84 anos, no início da tarde desta segunda-feira (26). Miguel...'

Publicado em 27/02/2018 00h00 Atualizado em 27/02/2018 00h00

O vice-presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal, Miguel Setembrino Emery de Carvalho, faleceu aos 84 anos, no início da tarde desta segunda-feira (26). Miguel estava internado em um hospital na Asa Norte e sofreu uma insuficiência cardíaca. O velório será nesta quarta-feira (28), às 10h, no Cemitério Campo da Esperança, na Capela 7. O enterro será às 15h na ala dos Pioneiros.

boletim-miguel

O presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal, Adelmir Santana, lamenta profundamente o falecimento do vice-presidente da Fecomércio, Miguel Setembrino Emery de Carvalho. “É uma perda significativa. Miguel sempre teve uma vida intensa dentro e fora do Sistema, inclusive foi fundador da Fecomércio-DF e presidente da instituição. Todos nós estamos consternados. Foi um homem de bem, que fará muita falta. A Fecomércio expressa sua solidariedade aos familiares neste momento de dor.”.

Perfil

Natural de Guaçuí (ES), Miguel Setembrino Emery de Carvalho nasceu em 1933. Passou parte de sua juventude no Rio de Janeiro, onde se formou nos cursos de Direito, Filosofia e Antropologia. Também estudou a psicologia infantil e do comportamento, tendo ministrado 11 disciplinas em diferentes escolas do Rio e de Brasília. Chegou a capital federal em 1966. No Distrito Federal, ajudou a fundar a Federação do Comércio e o Sindicato das Imobiliárias. Era o primeiro vice-presidente da Fecomércio desde sua fundação. Foi presidente da instituição entre janeiro de 2007 e janeiro de 2011.

Enquanto advogado, Setembrino se dedicou ao Direito do Trabalho, Direito Tributário e Direito Civil. Foi ministro do Tribunal Superior Eleitoral, de 1988 a 1994, e juiz classista do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região.

No segmento imobiliário, começou administrando imóveis de clientes. Em 1970, recebeu o registro de corretor, inscrito na 8ª Região do Conselho Regional de Corretores de Imóveis no DF (Creci-DF), com o número 190. Em dezembro do mesmo ano, ao lado de Newton Rossi, fundou a Federação do Comércio do Distrito Federal. Após inaugurar a Buriti Imóveis, uma das primeiras imobiliárias do DF e a primeira incorporadora, presidiu o Sindicato dos Corretores de Imóveis. Desde 1979 e 1981, era conselheiro regional do Senac e do Sesc, respectivamente.

Com a migração do Sindicato de Corretores para o plano de profissionais liberais, a categoria perdeu o vínculo com a Fecomércio. Para que as empresas imobiliárias não ficassem de fora do Sistema do Comércio, Miguel Setembrino, inspirado pelo exemplo de Goiás, fundou em 1987, o Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis Residenciais e Comerciais do DF (Secovi-DF). Inquieto, o empreendedor, professor, advogado e jornalista participou de todas as diretorias do Secovi-DF e, entre 2004 e 2010, presidiu o Sindicato.

Ao longo de sua trajetória, Miguel Setembrino foi agraciado com várias condecorações, entre elas: o Mérito Mercador Candango e a Comenda da Ordem do Mérito Comercial, no grau Grã-Cruz, entregues pela Fecomércio; a Ordem do Mérito da Justiça do Trabalho e a Ordem do Mérito de Brasília. Brasiliense de coração, Miguel sempre teve orgulho de fazer parte da história da cidade. Deixa a esposa Sonia Maria Campos Dall’Orto e o filho Miguel Campos Dall’Orto Emery de Carvalho.

 

Sobre a Fecomercio-DF

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomercio-DF) é a principal entidade sindical da Capital da República dos setores de comércio e serviços. Congrega 28 sindicatos patronais e administra, no DF, o Serviço Social do Comércio (Sesc), o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e o Instituto Fecomércio. A Entidade representa um segmento da economia que mobiliza 86% do PIB privado do DF e emprega no comércio e serviços 59,9% dos trabalhadores brasilienses.