Caminho de Navegação

Notícia

Sesc-DF divulga resultado de Prêmios Literários

'Nesta quinta-feira (30) o Sesc realizou a entrega dos Prêmios de Literatura (Crônicas, Contos, Contos Infantis e Poesia), edição 2014. A premiação ocorreu no Teatro Garagem (Sesc 913 Sul). Esta foi a 1...'

Publicado em 18/05/2015 00h00 Atualizado em 18/05/2015 00h00

Nesta quinta-feira (30) o Sesc realizou a entrega dos Prêmios de Literatura (Crônicas, Contos, Contos Infantis e Poesia), edição 2014. A premiação ocorreu no Teatro Garagem (Sesc 913 Sul).

Esta foi a 12ª edição da premiação, que contou com a participação de convidados e artistas da cidade. Os vendedores das obras nos três primeiros lugares receberam troféu e prêmio em dinheiro, que somam mais de R$ 4 mil. Os melhores também estarão em coletânea editada pelo Sesc-DF. Em 2014, o concurso contou com a participação de mais de mil inscritos entre amadores e profissionais.

O diretor do Sesc-DF, José Roberto Sfair Macedo abriu a cerimônia ressaltando a importância do espaço, o Teatro Garagem. “Este espaço cultural é um marco na história de Brasília”, disse. Sobre o Prêmio o diretor afirmou que o Sesc é uma instituição aberta a novos talentos. “Nós do Sesc nos sentimos orgulhosos de poder lançar novos nomes na literatura brasileira. Quem sabe um dia em um desses prêmios saiam grandes escritores, como Olavo Bilac e Machado de Assis para a nossa cultura”, avaliou.

O Prêmio Sesc de Literatura foi lançado em 2003 com o objetivo de identificar jovens escritores cujas obras apresentem qualidade literária para edição e circulação nacional. O vencedor da categoria Contos Machado de Assis, André Telucazu Kondo, de São Paulo emocionou o público ao contar um pouco de sua história. “Foi uma correria para me inscrever, mas valeu a pena, foi gratificante. Agora eu posso dizer que vivo de literatura, e graças a vocês (Sesc) eu posso dizer isso”, contou. Em breve o Sesc-DF lançará mais uma edição dos Prêmios Culturais.

Confira os vencedores:

Contos Machado de Assis

1º lugar – André Telucazu Kondo (SP) – Cerejeira

2º lugar – Ana Paula Vieira de Moraes (RS) – Guarda-chuva

3º lugar – Mariana Salomão Carrara (SP) – Por que você tem tantas escovas de dente  aqui?”

Contos Infantis Monteiro Lobato

1º lugar – Valéria de Almeida Frisina (SP) – Gabriel e o Enigma do Trigo

2º lugar – Maria Helena Barreto Luiz (SP) – Pelo Caminho

3º lugar – Simone Bibian (RJ) – Gruda

Poesia Carlos Drummond de Andrade

1º lugar – Mariana Cavichioli Gomes Almeida (SP) – Descortina

2º lugar – Dilson Solidade Lima (BA) – Aboriginal

3º lugar – Jacqueline Lopes Salgado Soares (SP) – Impressão

Crônicas Rubem Braga

1º lugar – Ludimila Costa Silva Alves (DF) – A Volta

2º lugar – Roberto Basílio de Matos (SP) – Bio.grafia

3º lugar – Luis Fernando Lima de Oliveira (RS) – Um Plano Celestial