'A equipe de turismo do Sesc-DF participou na manhã desta quinta-feira (15) de uma capacitação com debate sobre economia criativa e cidade design. A ideia é oferecer subsídios aos colaboradores para q...'
Publicado em 15/10/2020 00h00 Atualizado em 15/10/2020 00h00
A equipe de turismo do Sesc-DF participou na manhã desta quinta-feira (15) de uma capacitação com debate sobre economia criativa e cidade design. A ideia é oferecer subsídios aos colaboradores para que as excursões do Sesc promovam uma experiência única e criativa ao turista, mostrando a ele um lado de Brasília mais divertido e atraente. O encontro contou com a participação do Departamento de Inteligência Mercadológica e Competitiva do Turismo (DIMEC), que pertence ao Ministério do Turismo e Câmara de Economia Criativa da Fecomércio-DF.
Abrindo o debate sobre economia criativa, a diretora do Departamento de Inteligência Mercadológica do Ministério do Turismo, Nicole Facuri, explicou que principalmente após a pandemia é preciso repensar as cidades, os espaços urbanos e a qualidade de vida. “Isso tem ligação direta com o turismo. Temos que lembrar sempre que a qualidade de vida começa nas pessoas que vivem naquele local. Se as pessoas não estão felizes naquele ambiente, provavelmente o visitante também não vai se sentir bem. Então é importante a gente pensar de uma maneira global dentro da nossa localidade”, disse Nicole. Para a diretora, é preciso pensar no turismo em que o viajante tenha interação educativa, emocional, social e participativa com o lugar, a sua cultura e os seus residentes. “Aí os turistas sentem esses destinos como cidadãos”, disse. Além disso, Nicole relembrou políticas públicas de sucesso baseadas na criatividade como a do Estado de Recife, conhecida como: “Juntos, podemos mudar o mundo! Mas assim, como Cícero Dias, precisamos começar pelo Recife.” E adiantou que já está na pauta do MTur de 2021 a criação de uma Rede Brasileira de Cidades Criativas do Turismo.
De acordo a coordenadora de Turismo do Sesc no Distrito Federal, Elisângela Barros Silva, o primeiro encontro serviu para explorar olhares diferentes sobre as experiências turísticas na capital federal. “Queremos trazer outros olhares de como podemos melhorar e apresentar uma boa experiência em Brasília. E com isso, nossa proposta é para melhorar a experiência do nosso cliente para que ele perceba a diferença de passear ou viajar com o Sesc. É muito importante deixar o cliente se sentir bem se apropriando do destino de forma sustentável. Pra isso queremos mostrar para o turista o que Brasília oferece de melhor para ele experimentar".
Recentemente o Sesc-DF recebeu o “Selo de Turismo Responsável - Limpo e Seguro”. Criado pelo Ministério do Turismo (MTur) e adotado pela Setur-DF, o selo estipula protocolos sanitários com regras e cuidados específicos para a proteção de turistas e funcionários contra a Covid-19.
A assessora das Câmaras Empresariais da Fecomércio-DF, Caetana Franarim, também participou do encontro e disse que a formatação de roteiros turísticos, requer a realização de etapas importantes até sua disponibilização para o público final. “A qualificação dos guias de turismo e equipe responsável por sua elaboração e execução são um dos pontos mais importantes do processo e a Coordenação de Turismo do Sesc-DF está dando um passo à frente, quando organiza uma qualificação com temáticas de destaque no âmbito do turismo mundial e que irão dar suporte para a criação de roteiros inovadores e criativos”, conclui Caetana. Na capacitação também participaram guias de turismo que já atuam em passeios e excursões Sesc-DF.