Caminho de Navegação

Notícia

Projetos da área de assistência do Sesc-DF são divulgados em revista de qualificação científica nacional

'Foram publicados nesta semana dois artigos com projetos da área de assistência do Sesc-DF na revista Qualis B2 Capes, que abrange os trabalhos científicos de excelência nacional. O Sesc Prev-Quedas e a...'

Publicado em 08/05/2020 00h00 Atualizado em 08/05/2020 00h00

Foram publicados nesta semana dois artigos com projetos da área de assistência do Sesc-DF na revista Qualis B2 Capes, que abrange os trabalhos científicos de excelência nacional. O Sesc Prev-Quedas e a Oficina da Memória, desenvolvidos com o Grupo dos Mais Vividos, foram os dois temas divulgados pelo periódico. Os artigos foram produzidos pela equipe de assistência da instituição. Ambos os projetos possuem importância significativa para o desenvolvimento e bem-estar do público idoso.

A coordenadora de Assistência do Sesc-DF, Adriana Costa, revela o que essas publicações representam. “Para os assistentes sociais do Sesc-DF ter artigos científicos publicados em revista de relevância acadêmica é perceber que o trabalho realizado está trazendo benefícios para o público atendido. O envelhecimento é, atualmente, uma das questões de maior relevância social e científica, tendo em vista que o mundo está envelhecendo e de forma acelerada, sendo assim produções acadêmica materializam e efetivam todos os projetos que o Sesc-DF desenvolve e demonstra que estamos no caminho certo em busca de manter a capacidade funcional, social e cognitiva dos idosos, para que possam ter mais qualidade de vida”, afirmou.

Clique aqui e acesse a revista eletrônica Qualis B2 Capes.

Sobre o Prev-Quedas – é um circuito de equilíbrio voltado para a prevenção de quedas em idosos. O projeto possui, em suas diretrizes, ações educativas, respeito à diversidade e acolhimento. O trabalho é multidisciplinar, envolvendo as áreas de Saúde, Serviço Social, Esporte, Psicologia e Educação, que dialogam com os idosos na forma de exercícios físicos e palestras educativas sobre prevenção de quedas. Os exercícios físicos oferecidos são multifatoriais, com ênfase na força, marcha e equilíbrio, protocolo específico, desenvolvido na Universidade de Brasília, para prevenção de quedas: o Circuito de Equilíbrio (CE).

Sobre a Oficina da Memória – incentiva aos idosos na prática de exercícios de estimulação cognitiva para a promoção da qualidade de vida e envelhecimento ativo, contribuindo para o autocuidado, melhora na autoestima e nas relações de socialização. Tem como objetivo trabalhar as memórias funcional, cognitiva e afetiva. Os aspectos são relevantes para a prevenção das doenças do envelhecimento. Aliado a isso, possibilita a criação de laços afetivos e de convivência e o trabalho a partir dos aspectos culturais, sociais, educacionais e de raciocino lógico.