Programa Mesa Brasil Sesc do DF passa a integrar rede brasileira de banco de alimentos
Programa Mesa Brasil Sesc do DF passa a integrar rede brasileira de banco de alimentos
'O Programa Mesa Brasil do Sesc do Distrito Federal passou a integrar à Rede Brasileira de Bancos de Alimentos, da Secretaria de Inclusão Social e Produtiva Rural do Ministério da Cidadania. A portaria ...'
O Programa Mesa Brasil do Sesc do Distrito Federal passou a integrar à Rede Brasileira de Bancos de Alimentos, da Secretaria de Inclusão Social e Produtiva Rural do Ministério da Cidadania. A portaria que formaliza esta adesão foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) no dia 8 de maio de 2019. O Mesa Brasil atua em todos os estados brasileiros. No Distrito Federal o banco de alimentos atende 64 mil pessoas em situação de vulnerabilidade social em 27 regiões administrativas. Com a iniciativa, o programa poderá receber doações do Brasil inteiro além de abrir portas na capital federal para novas parcerias.
De acordo com a coordenadora do Mesa Brasil Sesc no DF, Nina Fontes, com a adesão à Rede Brasileira de Banco de Alimentos o programa passará a intensificar ações educativas voltadas à segurança alimentar e nutricional e ao fortalecimento institucional. “Entendemos que isso facilita negociações estratégicas para o bancos de alimentos, estimula politicas e ações públicas de segurança alimentar entre outras vantagens”, explica Nina.
A medida faz com que o Mesa Brasil passe a ser reconhecido para fins de recebimento do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Este, criado em 2003, possui como finalidades promover o acesso à alimentação e incentivar a agricultura familiar. Para o alcance desses objetivos, o programa compra alimentos produzidos pela agricultura familiar, com dispensa de licitação, e os destina às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional.