Caminho de Navegação

Notícia

Profissionais do Sesc recebem treinamento da Vigilância Epidemiológica para realizar estudo sobre a expansão do coronavírus no DF

'​Para levantar a realidade do processo de transmissão do coronavírus em diferentes locais do Distrito Federal, a Vigilância Epidemiológica do DF conduziu um treinamento para os profissionais do Sesc-DF...'

Publicado em 01/12/2020 00h00 Atualizado em 01/12/2020 00h00
Capa Treinamento 01.12.jpeg
Para levantar a realidade do processo de transmissão do coronavírus em diferentes locais do Distrito Federal, a Vigilância Epidemiológica do DF conduziu um treinamento para os profissionais do Sesc-DF na tarde desta terça-feira (1º), no auditório do Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN-DF). Participaram da capacitação integrantes da área de Saúde Administrativa, que participarão, a partir desta quarta-feira (2), do projeto de inquérito epidemiológico com o objetivo de amenizar os prejuízos causados pelo novo coronavírus à sociedade, contribuindo com os estudos coordenados pela Secretaria de Saúde. 

Estiveram presentes o secretário da Saúde do Distrito Federal, Osnei Okumoto; o subsecretario de Vigilância à Saúde, Divino Valero Martins e o diretor regional do Sesc-DF, Marco Tulio Chaparro. O secretário da Saúde do Distrito Federal, Osnei Okumoto, falou sobre a relevância da demonstração desses resultados para a população do Distrito Federal, que poderá identificar a circulação real do vírus. “Esse estudo faz com que a gente possa tomar as medidas necessárias em tempo oportuno, pra que não tenha um agravo dessas transmissões e consequentemente mais internações e óbitos aqui no Distrito Federal”, disse o secretário da Saúde do Distrito Federal, Osnei Okumoto.

Texto 2 01.12.jpeg
O Sesc-DF entregou 10 mil kits de testes Covid-19 para a Secretaria de Saúde no mês de outubro deste ano com o  objetivo de cooperar para que a população possa ser testada com mais agilidade neste momento de pandemia. Para isso, a secretaria, com apoio do Sesc-DF, realizará um inquérito epidemiológico em todas as regiões administrativas do Distrito Federal para entender como o vírus tem circulado entre a população – um estudo inédito e de grande relevância para frear a evolução da doença.

O diretor do Sesc-DF, Marco Tulio Chaparro, contextualizou a parceria do projeto. “Nós estamos desenvolvendo esse trabalho com a secretaria de Saúde, pasta que realizamos mais projetos até agora, por conta da pandemia. Consideramos muito importante saber os dados para termos segurança. A Vigilância Sanitária do Distrito Federal é uma grande parceira e entendemos que com a nossa equipe a gente vai conseguir contribuir para traçar um panorama do que vai acontecer em Brasília, importante para o comerciário, para o comerciante e para a população”, disse o diretor regional do Sesc-DF.

Texto 1 01.12.jpeg
O subsecretario de Vigilância à Saúde, Divino Valero Martins, também destacou a importância da realização dos testes de covid nos domicílios e falou da capacitação. “O treinamento vai possibilitar uma padronização das ações, uma melhor visão estratégica do que o inquérito sorológico pode apresentar, para identificar exatamente o perfil e o comportamento da epidemia no Distrito Federal, por isso o treinamento com a atualização de processos e procedimentos”, afirmou. O Sesc-DF disponibilizará profissionais da instituição, que atuarão sob supervisão de profissionais do GDF. Cidadãos de 34 regiões do DF serão testados, sendo 230 domicílios por região. O participante da pesquisa deverá ter mais de 18 anos e vai assinar um termo de consentimento livre e esclarecido para a realização da coleta desse material. 

Ao final da pesquisa os dados serão consolidados e os resultados apresentados à população do DF. Nesta quarta-feira (2), às 8h, será realizado o início do estudo epidemiológico na Região Administrativa de Ceilândia, com a concentração da equipe na unidade do Sesc em Ceilândia.

Fotos​: Cristiano Costa/Sesc-DF