Caminho de Navegação

Notícia

Professores e alunos da EduSesc participam de palestra sobre educação ambiental

'Com o objetivo de estimular cada vez mais ações de sustentabilidade, a EduSesc de Taguatinga Norte recebe de 8 a 12 deste mês a palestra do coordenador de Educação Ambiental do Instituto Socioambiental...'

Publicado em 09/08/2016 00h00 Atualizado em 09/08/2016 00h00

Com o objetivo de estimular cada vez mais ações de sustentabilidade, a EduSesc de Taguatinga Norte recebe de 8 a 12 deste mês a palestra do coordenador de Educação Ambiental do Instituto Socioambiental dos Plásticos – Plastivida, Rafael Provatti. Participam do ciclo de diálogos 70 professores e coordenadores, e mais de 900 alunos do Ensino Fundamental, Médio e de Educação de Jovens e Adultos da unidade. A atividade é uma parceria entre o Sesc-DF e a Plastivida, de São Paulo.

De acordo com o especialista do Instituto, Rafael Provatti, a parceria já colhe bons frutos. Ele espera que com a palestra os alunos possam difundir as ideias de sustentabilidade. “É a primeira vez que realizamos parceria com o Sesc e já instalamos a máquina que tritura cartões para reciclagem, a papa cartão, e o coletor de isopor. O nosso objetivo é que por meio das palestras e oficinas os professores e alunos conheçam os potenciais da reciclagem e todas as qualidades na reutilização do plástico. Temos camiseta feita com 50% de garrafa pet, molduras de PVC e isopor, madeira de plástico e muito mais. A ideia é mostrar também que o que é sustentável não é o material em si, mas sim as nossas ações”, explicou.

Segundo o professor de Física do Ensino Médio da EduSesc de Taguatinga Norte, Diones Charles Costa, os temas debatidos serão inseridos dentro do contexto educacional.”O Sesc já tem trabalhado com essa cultura de preservação e reciclagem e hoje está mais ativo do que nunca. A ideia é conscientizar os alunos para a importância da reciclagem. Vamos realizar trabalhos dentro e fora da sala de aula que envolvam o consumo consciente e práticas científicas e sustentáveis”, adiantou.

A jovem estudante do 2º ano do Ensino Médio, Nathália Oliveira, acredita que com as ações e o envolvimento de toda a escola será possível desenvolver grandes projetos na área de sustentabilidade. “Tratar deste assunto dentro da escola me anima e podemos ver que será bom não só para a sociedade, mas para os animais e o meio ambiente. Estamos enfrentando sérios problemas por conta do aquecimento global e faço parte da juventude que quer ver mudanças para garantir o nosso futuro”, contou.

Parceria – A ação consiste em um Programa de Educação Ambiental, para professores e alunos, além também da instalação de um Papa Cartão, no qual são triturados para se transformarem em novos produtos. A parceria contempla também um ponto de entrega voluntária monitorada para a coleta de EPS, popularmente conhecido como isopor.  O objetivo da parceria é unir ações em todas as 11 unidades do Sesc. Desde a instalação do papa cartão já foram triturados mais de 11 mil carteirinhas vencidas do Sesc.