Caminho de Navegação

Notícia

Palestra de atleta paralímpico emociona alunos do Sesc-DF

'Uma lição de vida resume bem a palestra ministrada na tarde desta quarta-feira (18) pelo atleta paralímpico de tênis de mesa em cadeira de rodas Guilherme Costa. O bate-papo foi realizado no Sesc de Ce...'

Publicado em 18/09/2013 00h00 Atualizado em 18/09/2013 00h00

Uma lição de vida resume bem a palestra ministrada na tarde desta quarta-feira (18) pelo atleta paralímpico de tênis de mesa em cadeira de rodas Guilherme Costa. O bate-papo foi realizado no Sesc de Ceilândia para mais de 300 alunos dos projetos esportivos e educacionais da instituição, como o EduSesc. Com o objetivo de mostrar um exemplo de superação, não faltaram dinâmicas, brincadeiras e até uma disputa de pingue-pongue no encontro.

Para atender os dois públicos presentes, a palestra foi dividida em duas partes: uma para as crianças, entre sete e 11 anos; e outra para os jovens, entre 12 e 17 anos. Guilherme mostrou que com determinação e esforço tudo é possível. “Não importa o tamanho do seu sonho, mas o que vocês vão fazer para torná-lo realidade. Contando uma pouco da minha história quero que saibam que foi uma mão que me levou pra mais longe”, enfatizou.

Considerado uma das promessas de medalhas para o Brasil, Guilherme – com apenas 21 anos – já é o 27º no ranking mundial do esporte. “Hoje eu represento o Brasil por todo mundo, sou da seleção brasileira de tênis de mesa”, contou. Com mais de 30 medalhas no histórico, o atleta recebeu o apoio da mãe, dos fisioterapeutas e do técnico para começar no tênis de mesa. “O esporte me transformou. Tudo o que eu consegui, as oportunidades e o apoio representam grande parcela do que eu sou hoje.”

Essa já é a segunda palestra do atleta para os alunos do Sesc-DF. O estudante Rafael Calisto, 10 anos, contou que já tinha pesquisado sobre a vida do palestrante antes do encontro. “Depois que eu li sobre a história dele percebi que tem gente que tem todos os movimentos e não dá valor. Ele joga muito, deve treinar bastante”, disse.

Além disso, o atleta e os alunos da escola estão desenvolvendo em conjunto um livro sobre esportes paralímpicos. A obra será exposta durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) deste ano, que será realizada no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade entre os dias 21 e 27 de outubro e tem como tema Ciência, Saúde e Esporte. No evento, Guilherme ministrará palestra para o público da SNCT e tirará dúvidas sobre o esporte paralímpico.

O palestrante

Guilherme Marcião da Costa, 21 anos, é atleta e palestrante. A sua vida no esporte começou depois de ser atropelado no Parque da Cidade, em novembro de 2006, com 14 anos. Guilherme ficou tetraplégico, passou dois meses na UTI, teve duas paradas cardíacas e enfrentou sete cirurgias. No esporte, encontrou uma nova esperança. “Nas sessões de fisioterapia, no Hospital Sarah Kubitschek, perceberam o meu talento para o tênis de mesa e lá recebi os primeiros incentivos para a prática do esporte paralímpico”, revela. Agora, a meta do atleta é ganhar o campeonato nacional para garantir a vaga no mundial de tênis de mesa.

Foto: Armando Salmito/Sesc-DF