Globo Sesc Cidadania leva atividades gratuitas de saúde, esporte e cultura para o Varjão
Globo Sesc Cidadania leva atividades gratuitas de saúde, esporte e cultura para o Varjão
'O Serviço Social do Comércio (SESC-DF), em parceria com a TV Globo Brasília e a Administração Regional do Varjão, realizou no sábado (3/3) a Ação Globo Sesc Cidadania, em comemoração ao Dia Internacion...'
O Serviço Social do Comércio (SESC-DF), em parceria com a TV Globo Brasília e a Administração Regional do Varjão, realizou no sábado (3/3) a Ação Globo Sesc Cidadania, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, na praça da Quadra 7, em frente a Escola Classe, no Varjão, recebendo mais de 12 mil pessoas.
O presidente do Sistema Fecomércio-DF, Adelmir Santana, conversou com a comunidade e prestigiou o evento.“Essas ações levam serviços básicos para aqueles que não tem acesso. É de extrema importância estarmos nas áreas mais distantes, para atendermos o máximo de moradores, com orientações a saúde e diversão para garotada”, destacou.
O Globo Sesc Cidadania contou com a colaboração de mais de 140 profissionais, que durante o dia inteiro prestam serviços a comunidade. Até o fechamento da reportagem, mais de 70 leitores estiveram presentes no BiblioSesc Móvel, que passa pelas 31 cidades do Distrito Federal durante o ano, levando um vasto acervo bibliográfico para lugares sem biblioteca. “Eu acho que essa é uma forma das crianças terem mais lazer, afinal, aqui geralmente não tem nada para fazer, falta diversão”, comenta a cabelereira Thaiara Dias, 19 anos, mãe de Stephane, 2, que se divertiu com os brinquedos infláveis.
Emocionada ao contar sua história, a moradora Luciene Pereira falou do valor de ações de prevenção. “A juventude precisa de ações como essa. Eu perdi dois filhos aqui no Varjão, um de 15 outro de 19. Ver ações como está ajuda não só os pais, como também os nossos filhos”, destaca ao citar o estande do Programa Varjão Contra as Drogas. A ação contou com o apoio da Administração Regional do Varjão, Centro de Saúde, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, CEB e CAESB.
Aconteceu no “Globo Cidadania Sesc-DF”
Ações de saúde: Preventivo de câncer de colo uterino e de mama, Exame de Glicose, Aferimento de Pressão arterial com orientação, Planejamento Familiar, DSTs / AIDS, Tabagismo, Orientação sobre saúde bucal, Escovódromo, Orientação na área de nutrição e qualidade de vida. Consulta Oftalmologia e odontológica (Unidades móveis do Sesc/DF). Limpeza de pele e corte de cabelo.
Ações Culturais: Apresentação do Coral da Associação dos Idosos do Varjão, Coral dos Mais Vividos (Gama), Capoeira, Karaté, Banda do Varjão, mágica com Tio André, Ping Pong, totó, cama elástica, pintura de rosto, brinquedos infláveis, oficina de perna de pau e pintura livre, animação com palhaços, objetos com material reciclável do EduSesc Gama e Sala de Ciência. Bibliosesc e oficinas diversas.
Ações Esportivas: Jump, pilates, avaliação física e outros.
História
A celebração do Dia Internacional da Mulher nasceu por causa do episódio ocorrido em março de 1857, quando operárias de uma fábrica de tecidos, em Nova Iorque, entraram em greve e ocuparam a empresa, com o objetivo de reivindicar melhores condições de trabalho. Porém, a manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada, morrendo carbonizadas em torno de 130 trabalhadoras, num ato totalmente desumano.
Muitos outros protestos ocorreram nos anos seguintes, destacando-se o de 1908, quando 15 mil mulheres marcharam em Nova Iorque, exigindo a redução da jornada de trabalho, melhores salários e direito ao voto. O primeiro Dia Internacional da Mulher foi celebrado em 28 de Fevereiro de 1909, nos Estados Unidos. Em 1975, a Organização das Nações Unidas (ONU), oficializou por meio de decreto o dia 8 de março como o Dia Internacional da Mulher.