Gestão estratégica no esporte é tema de livro lançado no Sesc
Gestão estratégica no esporte é tema de livro lançado no Sesc
'A intenção de realizar o 27º Encontro Nacional de Recreação e Lazer (Enarel) 2015 em Brasília cumpriu vários objetivos: homenagear a cidade e trazer novamente o debate sobre o esporte e lazer para regi...'
A intenção de realizar o 27º Encontro Nacional de Recreação e Lazer (Enarel) 2015 em Brasília cumpriu vários objetivos: homenagear a cidade e trazer novamente o debate sobre o esporte e lazer para região Centro-Oeste. Sabendo da importância desses temas, o Sesc-DF realizou na noite desta quinta-feira (29), na unidade da 504 sul, o lançamento do livro Gestão Estratégica das Experiências de Lazer. Idealizado pelo presidente do encontro e professor da UnB, Antônio Bramante, e pelo coordenador do Laboratório do Gesporte, Paulo Henrique Azevêdo, o livro é fruto do 27º Enarel, um dos maiores eventos sobre gestão recreativa do Brasil.
Quem trabalha, pesquisa ou se interessa por esporte e lazer, em algum momento pode se ver diante da necessidade de ter alguma referência teórica ou prática sobre o tema. Com esse objetivo, o livro sobre Gestão Estratégica tem a finalidade de oferecer uma formação de excelência em gestão do esporte aos profissionais do universo esportivo, buscando capacitar e qualificar de forma competitiva, empreendedora e ética.
Presente na solenidade de lançamento do livro, o diretor regional do Sesc-DF, José Roberto Sfair Macedo, explicou que durante a trajetória de 70 anos, o Sesc sempre se preocupou em prestar serviços em diversos campos, entre eles, o do lazer. “A assistência prestada pelo Sesc a comunidade é fundamental. Em especial na área de lazer, tema tratado nesta noite, a instituição desenvolve programações com serviços tanto nas unidades, quanto em locais públicos e comunitários. Desejamos que a leitura dos artigos dos renomados especialistas que integram este livro possam servir como modelos para os profissionais da área e para outras instituições e entidades”, disse José Roberto.
O livro retrata parte do conteúdo desenvolvido no Enrarel 2015. São 26 capítulos escritos por 38 autores, cobrindo os temas esportes e lazer. Um dos idealizadores do livro e entusiasta do tema, o coordenador do Laboratório do Gesporte, Paulo Henrique Azevêdo, explicou também que a análise dos espaços e equipamentos de esporte recreativo e de lazer no DF, tem como objetivo propor ações efetivas para as necessidades das pessoas que trabalham nesses locais. “É nesse ponto que reside certa dificuldade: por onde começar, já que o campo do lazer abrange conceitos de diversos pontos de vista? Esse é o lado positivo do desafio, porque do confronto de ideias podem surgir os responsáveis por tirar muitos projetos da gaveta, sejam eles pessoais ou profissionais. Nessa linha de pensamento, esse livro ajuda a dar o primeiro passo. É nosso desejo que a leitura desta obra inspire profissionais que atuam no campo do esporte e lazer”, disse Paulo Henrique.
O lançamento, promovido pelo Sesc, em parceria com a Universidade de Brasília (UnB) e o Ministério do Esporte, contou ainda com a presença da Secretária de Esporte do DF, Leila Barros. Segundo ela, o trabalho de professores e pesquisadores, juntamente com o Sesc, contribui para a evolução da política educativa do esporte e do lazer. “O trabalho realizado neste livro tem conseguido juntar pessoas com formações acadêmicas e experiências profissionais diversificadas, variando da Educação Física à História, para pensar e refletir sobre o lazer e seu papel frente às demandas da sociedade contemporânea”, disse Leila
De acordo com o presidente do Encontro e professor da UnB, Antônio Bramante, a parceria do Sesc é fundamental para o lançamento do livro. “Quero agradecer a todos os convidados e especialmente ao Sesc que é um parceiro histórico do Enarel no passado, no presente e no futuro. Isso porque, em 2018 o Sesc irá promover o Encontro Mundial de Lazer no Brasil. Desejo que possamos refletir sobre o lazer, mas sobretudo como fazer a gestão adequada para que mais brasileiros consigam usufruir da dimensão da não obrigação que é o divertimento”, afirmou.
Sobre o Enarel
Nascido do interesse de um pequeno grupo de professores de Educação Física disposto a pesquisar o impacto do lazer nas mudanças de nossa sociedade, o Enarel foi realizado pela primeira vez em 1989, em Brasília, no Distrito Federal. O objetivo do encontro, o maior do gênero no Brasil, é debater as perspectivas futuras da gestão de esporte, recreação e lazer; criar ações que aprimorem as políticas públicas do segmento no país; enfatizar a importância dos parques urbanos e clubes sociais recreativos como fatores de integração da sociedade; e ampliar ofertas das experiências nesses espaços públicos.