Festival BrasilArte sintetiza o Brasil na agenda turística e cultural do DF
Festival BrasilArte sintetiza o Brasil na agenda turística e cultural do DF
'Mais de 100 trabalhadores diretos e indiretos estão envolvidos na realização do Festival BrasilArte, que ocorre entre os dias 25 de fevereiro a 05 de março, em Brasília. A programação será transmitida ...'
Mais de 100 trabalhadores diretos e indiretos estão envolvidos na realização do Festival BrasilArte, que ocorre entre os dias 25 de fevereiro a 05 de março, em Brasília. A programação será transmitida online para todo o Brasil. O Projeto, idealizado e desenvolvido por Ester Braga, da ABÈBÈ Produções, e Paula Melo, do Instituto Latinoamerica, vai mostrar a riqueza artística e cultural do Distrito Federal, formada a partir de uma geografia humana contemplada por imigrantes das cinco regiões brasileiras que, no DF, geraram um caldo de cultura diversificado e representativo de todo o Brasil.
Todo brasileiro pode identificar em Brasília traços muito familiares de sua cultura regional e sentir-se em casa. “É essa identificação que o Festival BrasilArte quer promover, mostrando o que há de melhor e mais representativo da cultura do Distrito Federal, e que é a cara do Brasil", explica Ester Braga.
Além de fortalecer o turismo local, divulgando de forma nacional os produtos culturais de qualidade que o Distrito Federal possui, o Festival vai beneficiar os artistas e produtores que, neste momento de segurança sanitária, estão em isolamento social. “Assim, cria-se uma oportunidade de mão dupla para que eles possam mostrar as riquezas culturais do DF, através da música, da dança, do teatro, do artesanato ou de outras manifestações artísticas, e para que o Brasil as conheça", pondera Paula Melo.
UM VIÉS SOCIAL
A experiência de Ester Braga e Paula Melo na valorização e visibilidade da expressão artística de mulheres, de negros e de membros da comunidade LGBTQIA+, agregou ao projeto do Festival BrasilArte um viés social, que pretende fortalecer o papel e a importância da mulher no cenário cultural.
Além da idealização e planificação do evento em si, realizadas pelas duas, a execução do Festival envolve uma equipe predominantemente de mulheres, cujo percentual de participação chega a 85%, em diferentes fases do projeto. Também a seleção dos artistas e produtores privilegiou mulheres e grupos de mulheres em sua programação.
UMA PROGRAMAÇÃO DIVERSIFICADA
A programação contemplará lives musicais; apresentações de teatro e dança; oficinas de ilustração da flora e da fauna do cerrado; de produção de artesanato, de mamulengos e de instrumentos musicais.
Dentre as atrações, a oficina de ilustração ministrada por Ribamar Araújo, desenhista de “A Turma do Cerrado", contará com participação de Magali, filha de Maurício de Souza, que deu origem à personagem de mesmo nome em “A Turma da Mônica".
Uma das apresentações musicais será do grupo Chinelo de Couro, formado só por mulheres, que representará a música no Nordeste. De Luziânia, município goiano do entorno do DF, representarão a Dança da Região Centro Oeste “As Escolhidas de Catira", um grupo também formado só por mulheres, que mantém a tradição e o ensinamento da Catira para as novas gerações, num conhecimento que é passado de mãe pra filha.
Os shows de música e dança serão transmitidos ao vivo pelas plataformas digitais do Youtube e Facebook, e as demais atividades, como oficinas criativas e teatro, serão gravadas e disponibilizadas posteriormente nos mesmos canais para acesso permanente. A expectativa é que o Festival BrasilArte alcance cerca de 250 mil visualizações nas redes sociais, no decorrer do projeto.
Serviço:
Festival BrasilArte
Quando: De 25 de fevereiro a 05 de março
Onde assistir: canal Instituto Latinoamerica - https://www.youtube.com/channel/UCTuzXeFm5wiAkiJ4zYXJciQ
Classificação indicativa: livre
Informações: (61) 99259-2824 – Ester Braga | Assessoria de imprensa: (61) 98343-7369 – Bárbara de Alencar