Caminho de Navegação

Notícia

Escola Sesc de Ensino Médio supera média mundial em programa internacional de avaliação de estudantes

' Reconhecida como referência no Brasil, a Escola Sesc de Ensino Médio, localizada em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, alcançou resultados superiores ao de países como Finlândia, Japão, Canadá e Estados ...'

Publicado em 06/01/2020 00h00 Atualizado em 06/01/2020 00h00

Reconhecida como referência no Brasil, a Escola Sesc de Ensino Médio, localizada em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, alcançou resultados superiores ao de países como Finlândia, Japão, Canadá e Estados Unidos no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes – Pisa. O programa é desenvolvido pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), formada por países-membros que se dedicam a promover o desenvolvimento econômico e o bem-estar social. “Atingir um resultado no Pisa muito acima da média nacional e de muitos países de primeiro mundo reafirma nosso compromisso em seguirmos abertos ao diálogo e contribuindo com outras instituições e contextos escolares, pelo desenvolvimento de uma educação nacional que nos orgulhe e nos inspire. Isso só aumenta a nossa responsabilidade social”, destaca o Diretor da Escola Sesc de Ensino Médio, Luiz Fernando de Moraes.

As notas da Escola Sesc de Ensino Médio superaram a média mundial no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes – Pisa e ultrapassaram a de países como Finlândia, Japão, Canadá e Estados Unidos.

No campo Leitura, o desempenho médio dos alunos da Escola Sesc foi de 557,8 pontos, enquanto a média dos demais países participantes foi de 493. Entre as demais instituições brasileiras avaliadas, a média foi de 407 pontos. Em matemática, o resultado dos estudantes da Escola Sesc de Ensino Médio foi de 546,8 pontos, superando de forma significativa os 377 pontos obtidos pelos demais alunos brasileiros no Pisa e a média mundial, que foi de 490. Nesta disciplina a maior pontuação foi obtida por Singapura, 564 pontos. Em Ciências, a Escola Sesc alcançou 552,6 pontos, ultrapassando a média nacional (401) e dos países participantes da OCDE (493). Singapura também obteve a maior média de desempenho na disciplina, com 553 pontos.

Os resultados revelam o que pode ser feito na educação, ao mostrar o que alunos dos sistemas educacionais de melhor desempenho e de crescimento mais rápido são capazes de fazer. O programa avaliou 46 escolas brasileiras, de seis estados (CE, MG, PE, RJ, RS e SP), sendo 33 públicas e 13 particulares. A escolha das escolas avaliadas foi feita de acordo com amostragem da OCDE, considerando também resultados em outras avaliações no país das instituições de ensino.

Sobre a escola 

A Escola Sesc de Ensino Médio está instalada em campus de 131 mil metros quadrados, no Rio de Janeiro, e conta com uma das melhores estruturas de ensino do país, incluindo Espaço Cultural, laboratórios, biblioteca, ateliers de arte, complexo esportivo, piscina semiolímpica, sala de ginástica e musculação, restaurante, além de vilas residenciais para estudantes e professores. Inaugurada em 2008, é uma instituição de ensino integral totalmente gratuita, que atende alunos de todos os estados do país. Oferece atividades extracurriculares e o que há de mais moderno em equipamentos e tecnologia. Os estudantes são acompanhados por professores, tutores, coordenadores pedagógicos e orientadores educacionais, garantindo-lhes assistência individualizada e mediação permanente para aprendizagem.