Em clima de Olimpíadas, Sesc e UnB promovem o desafio 25 horas nadando
Em clima de Olimpíadas, Sesc e UnB promovem o desafio 25 horas nadando
'Aproveitando o espírito esportivo das Olimpíadas, o Sesc, em parceria com a UnB, realizará nos dias 27 e 28 de agosto o revezamento aquático 25 Horas Nadando, na piscina do Centro Olímpico da Universid...'
Aproveitando o espírito esportivo das Olimpíadas, o Sesc, em parceria com a UnB, realizará nos dias 27 e 28 de agosto o revezamento aquático 25 Horas Nadando, na piscina do Centro Olímpico da Universidade de Brasília (UnB). Os interessados já podem se inscrever, na unidade do Sesc da 504 sul. As inscrições vão até 24 de agosto. Considerada uma das competições de natação mais tradicionais do Distrito Federal, a disputa está em sua 23ª edição e é uma parceria entre o Sesc e a UnB. A expectativa é que 1,2 mil nadadores entre crianças, adultos, idosos e pacientes da Rede Sarah de hospitais participem.
Serão oito raias abertas para participação de 150 nadadores em cada uma. No dia, haverá também uma raia social para crianças de instituições que desenvolvem trabalhos sociais, como organizações não governamentais e orfanatos. Além disso, quem estiver assistindo e quiser cair na água poderá se inscrever na hora. A competição reunirá nadadores de clubes, associações, escolas e academias do DF. Vence a prova a equipe que, ao final das 25 horas de revezamento, somar a maior distância percorrida.
Segundo o coordenador de Esporte e Lazer do Sesc-DF, Carlos Augusto Carvalho, para competir basta que os participantes saibam nadar. “Não temos limite de idade, o único requisito é que as pessoas consigam percorrer no mínimo 100 metros nadando sem parar. No evento teremos amadores e profissionais. É uma verdadeira festividade para toda a comunidade. Todas as equipes serão contempladas com troféus e medalhas”, destaca Carvalho.
Criado em 1990, por um grupo de professores da UnB, o evento chegou a ter 32 horas de atividades em cada etapa, mas em 1995, na 6ª edição, adotou a padronização de 25 horas e tornou-se um dos principais torneios aquáticos do Brasil. Da equipe original permanece o Professor Paulo Henrique Azevêdo, coordenador do Laboratório Gesporte, da Faculdade de Educação Física, que acredita que o 25 horas Nadando se consolidou como o maior evento aquático da Região Centro-Oeste brasileira. “A participação de alunos em todo o processo de organização e realização é o grande destaque em nível acadêmico. Já a destinação de uma raia da piscina para pessoas com deficiência tem inspirado os realizadores de outros eventos em diversos países. Isso tudo representa o verdadeiro compromisso de interação com a sociedade”, explica.
Cada raia pode ter mais de uma equipe, que deverão manter um atleta nadando durante todo o evento. Os competidores que percorrerem maior distância, os mais velhos e os mais novos também receberão premiação. Neste ano, a competição contará com um grande painel de LED que transmitirá a metragem e o tempo dos nadadores, além de uma área com oito tendas olímpicas para as equipes. Na programação da disputa, serão realizadas atividades paralelas, com música ao vivo, gincanas, campeonato de polo aquático, apresentação de nado sincronizado e recreações para toda a família.
25 Horas Nadando
Dia e horário: 9h do dia 27/8 até às 10h do dia 28/8
Local: Piscina do Centro Olímpico da Universidade de Brasília
Período de inscrição: 1º a 24 de agosto, no Sesc 504 Sul