Dia Internacional do Idoso será comemorado durante todo o mês de outubro com atividades gratuitas no Sesc
Dia Internacional do Idoso será comemorado durante todo o mês de outubro com atividades gratuitas no Sesc
'Em todo o País, o Sesc é pioneiro em oferecer serviços visando à melhoria da qualidade de vida da pessoa idosa. No DF são desenvolvidas ações que estimulam o desenvolvimento individual e coletivo do id...'
Em todo o País, o Sesc é pioneiro em oferecer serviços visando à melhoria da qualidade de vida da pessoa idosa. No DF são desenvolvidas ações que estimulam o desenvolvimento individual e coletivo do idoso, a autoestima e a autonomia. Ciente da importância em promover cada vez mais a saúde e o lazer para essa parcela da população, o Sesc realizará o evento Outubro Mais Vivido. Durante todo o mês serão realizadas palestras, um festival de teatro, atividades de musicalização, teatrais e recreativas. Tudo para marcar o Dia Internacional do Idoso, celebrado em 1º de outubro. Por meio do Grupo dos Mais Vividos, o Sesc-DF atende 1.500 idosos que, durante todo o mês de outubro, participarão de todas as atividades gratuitamente. O pontapé foi dado na manhã desta terça-feira (2), no Teatro do Sesc na Ceilândia. Com plateia cheia, os participantes do Grupo dos Mais Vividos, como foi carinhosamente batizado, conheceram a programação do mês e assistiram a palestra sobre Prevenção de Quedas, com a professora da Universidade de Brasília (UnB) e doutora em ciências da saúde pela faculdade de saúde da UnB, Juliana Nunes.
Há mais de 40 anos, o projeto do Sesc desenvolve atividades voltadas para os idosos. O Grupo dos Mais Vividos é pioneiro no trabalho social com idosos e oferece ações baseadas nas necessidades e interesses dos participantes, com atividades lúdicas e ocupacionais. Com a presença de mais de 300 idosos do grupo do Sesc, o presidente do Sesc-DF, Adelmir Santana, abriu o evento dando boas-vindas e convidando para que os idosos participem de toda a programação, que segue durante o mês de outubro. “O mês de outubro se comemora o mês do idoso. O Brasil avançou muito nisso. Nós do Sesc, nos sentimos muito orgulhosos de podermos promover mudanças de vida. Espontaneamente as pessoas contam que tiveram suas vidas modificadas positivamente. Uns resolveram problemas físicos, outros esqueceram a depressão, outros possuem relações quase que familiar nas unidades do Sesc. Para nós, seria muito cômodo se cuidássemos apenas dos comerciários e seus dependentes quando eles estão em sua plena atividade. Mas é extremamente gratificante ver declarações espontâneas mostrando o que significa o Sesc na vida de cada uma dessas pessoas. Eu queria dizer a todos, isso pra nós também é gratificante. E certamente é gratificante para todos aqueles que fazem parte do Sesc”.
Para Adelmir, uma das grandes missões do Sesc passa pelo cuidado e atendimento aos idosos. “A partir de hoje, comemoraremos durante o mês de outubro o mês do idoso. Nós sempre o acolheremos, cuidaremos, e nós queremos que todos sejam cada vez mais felizes. Essa é uma das nossas missões. Temos hoje, o grupo dos Mais Vividos em todas as nossas unidades. Espero que vocês sejam fatores de motivação para que outros agreguem a esse grupo. Para nos, será sempre motivo de muita alegria e satisfação comemorar datas como essa na certeza que estamos cumprindo o nosso papel”, ressaltou Adelmir. O projeto GMV inclui oficinas, palestras, aulas de dança e teatro, entre outras. A participação no grupo é totalmente gratuita.
// Programação
Dia 4 de outubro, os participantes assistirão ao espetáculo Ritos de Passagem no Sesc da 913 Sul (14h) e no dia 6 (20h). Já no dia 16 de outubro, o grupo assistirá ao espetáculo Faz de Conta Que Eu Acredito, na unidade do Gama, das 14h às 20h. Além disso, com o objetivo de sensibilizar a sociedade com reflexões sobre o envelhecimento humano, o Sesc-DF e a Universidade de Brasília (UnB) realizarão nos dias 18 e 19 de outubro o 4º Seminário Internacional sobre Novas Perspectivas do Envelhecimento Humano: A Diversidade do Envelhecer”. O seminário ocorrerá no Edifício Brasília (antiga Fundação Universa, SGAN 609 Norte).
//Atividades do GMV
O Grupo dos Mais Vividos promove durante todo o ano reuniões com oficinas de cidadania, empoderamento e qualidade de vida, oficina de memória, musicalização, expressão corporal, além das oficinas de inclusão digital fotografia, culinária, teatro e artesanato. Uma das ações do projeto com mais destaque é o Coral dos Mais Vividos, que já existe há 25 anos e se apresenta em diversos eventos pela cidade. Para fazer parte de um desses grupos é necessário ter mais de 60 anos e possuir a carteirinha do Sesc. O programa também admite pessoas mais jovens, desde que encaminhadas por médicos com laudo comprovando a necessidade de participação em grupos de socialização. Para fazer parte do Grupo dos Mais Vividos do Sesc-DF basta procurar a Central de Atendimento da unidade que oferece o projeto para se inscrever.