Desafios na alimentação são discutidos no 6º Fórum de Sustentabilidade do Mesa Brasil
Desafios na alimentação são discutidos no 6º Fórum de Sustentabilidade do Mesa Brasil
'O programa Mesa Brasil, do Sesc, realizou na manhã desta terça-feira (19), em parceria com a Universidade Católica de Brasília (UCB), o 6º Fórum de Sustentabilidade. A atividade reuniu especialistas da...'
O programa Mesa Brasil, do Sesc, realizou na manhã desta terça-feira (19), em parceria com a Universidade Católica de Brasília (UCB), o 6º Fórum de Sustentabilidade. A atividade reuniu especialistas da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, da Embrapa e do Conselho Federal de Nutrição. Os palestrantes abordaram temas como: segurança alimentar, os desafios ambientais, a utilização de agrotóxicos e iniciativas para uma alimentação saudável. O debate contou com mais de 200 pessoas e ocorreu na Universidade Católica, em Taguatinga.
A coordenadora do programa Mesa Brasil do Sesc-DF, Marlete Salles, realizou a abertura do fórum e destacou o sucesso do encontro. “A cada edição é uma grande satisfação reunir especialistas, as instituições cadastradas no Mesa Brasil e o corpo acadêmico para debater assuntos tão importantes ligados à alimentação. Espero que os alunos possam levar todo este conhecimento que discutimos para dentro da sala de aula e para a sua futura vida profissional”, apontou.
O representante da FAO no Brasil (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação), Gustavo Chianca, abriu as palestras e ressaltou a celebração do Ano Internacional das Leguminosas e os desafios ambientais. “A alimentação é o que faz girar o mundo e o que faz o ser humano sobreviver. Atualmente, vivemos um grande desafio de se produzir com sustentabilidade e neste ano em que celebramos o Ano Internacional das Leguminosas precisamos pensar em soluções no cultivo destes alimentos”, contou.
De acordo com o engenheiro agrônomo e pesquisador da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), Carlos Lopes, o uso de agrotóxicos no Brasil gera grandes polêmicas. “Como vivemos em um país tropical estamos sujeitos a muitas pragas e doenças nas plantações de larga escala e realmente são utilizados agrotóxicos. Por outro lado, os agrotóxicos são venenos. Quando se pensa em alimentos na mesa, nós estamos comendo alimentos com veneno ou não? Tudo depende da dose e dos cuidados para não se deixar resíduos que é o problema na mesa do consumidor”, disse.
Para fechar as palestras do fórum, a representante do Conselho Federal de Nutrição Luiza Lima Torquato abordou a importância de se garantir uma melhor alimentação. “É fundamental discutir dentro das universidades sobre alimentação, é enriquecedor quando falamos nos desafios de se ter uma dieta adequada. Precisamos pensar em formas de como consumir de forma sustentável, tanto na forma econômica, social e ambiental”, afirmou.