Caminho de Navegação

Notícia

Conheça os vencedores do Prêmio Sesc de Literatura

'Os vencedores da edição 2016 do Prêmio Sesc de Literatura nas categorias Poesias Carlos Drummond de Andrade e Contos Infantis Monteiro Lobato foram revelados em cerimônia na noite desta quinta-feira (0...'

Publicado em 05/05/2017 00h00 Atualizado em 05/05/2017 00h00

Os vencedores da edição 2016 do Prêmio Sesc de Literatura nas categorias Poesias Carlos Drummond de Andrade e Contos Infantis Monteiro Lobato foram revelados em cerimônia na noite desta quinta-feira (04), no Teatro Ary Barroso (Estação Sesc 504 Sul). Mais de setecentos trabalhos de todo o Brasil concorreram ao prêmio. Os três primeiros colocados receberam troféu e premiação em dinheiro, num total de R$ 9 mil. Além disso, 50 textos (15 contos e 35 poesias) selecionados  pela comissão julgadora vão compor ainda uma coletânea de livros, produzidos e publicados pelo Sesc.

O presidente do Sesc-DF, Adelmir Santana, realizou a abertura da solenidade e contou que a instituição realiza a premiação desde 2003. “O prêmio é uma forma que o Sesc tem incentivar novos talentos que buscam se lançar no mercado. Percebemos que os escritores se sentem estimulados e reconhecidos a cada edição. Para nós é muito gratificante poder proporcionar essa chance de divulgar nacionalmente os trabalhos dos participantes”, assegurou.

O ilustrador, músico e escritor Ivan Zigg foi o convidado especial da noite e fez uma intervenção entre as entregas dos prêmios. Zigg, que já ganhou um Prêmio Buriti, destaca a iniciativa do Sesc. “Adoro ver uma instituição dar voz àqueles que muitas vezes escrevem apenas em seus diários. Essa premiação é uma oportunidade para novos escritores serem descobertos”.

Já vencedor do Prêmio Poesias Carlos Drummond de Andrade, o catarinense Leonardo Gazzoni, parabenizou o Sesc pela iniciativa e destacou emocionado a importância do reconhecimento. “É uma honra receber este prêmio de uma instituição presente em todo o Brasil e lembrada por estimular a cultura. O Sesc sai na frente com essa iniciativa”, afirmou.

Por fim, o vencedor da categoria Contos Infantis Monteiro Lobato, Pedro Roitman, recebeu o prêmio em casa. “Estou muito feliz com essa oportunidade e vencer me dá mais combustível para continuar escrevendo. Fiz essa história para minha filha e dividir com minha família e amigos este momento na minha cidade, foi muito especial”, contou.

Conheça os vencedores:

Poesias Carlos Drummond de Andrade

1º lugar – O inventor – Leonardo Gazzoni (Santa Catarina)

2º lugar – Memórias da pele – Elisangela Aparecida Pereira (Rio de Janeiro)

3º lugar – Tempus edax rerum – Edelson Nagues (Distrito Federal)

Contos Infantis Monteiro Lobato

1º lugar – O pingo medroso – Pedro Roitman (Distrito Federal)

2º lugar – Um presente para o Rei – Monica Barbosa Costa (Ceará)

3º lugar – Vovó Marina, Marcela e o mar – Carla Carvalho Alves (São Paulo)