Caminho de Navegação

Notícia

Confira os vencedores do Prêmio Sesc de Literatura 2017

'Os vencedores da edição 2017 do Prêmio Sesc de Literatura nas categorias Contos Machado de Assis e Crônicas Rubem Braga foram revelados em cerimônia na noite desta quinta-feira (26), no Teatro Ary Barr...'

Publicado em 27/10/2017 00h00 Atualizado em 27/10/2017 00h00

Os vencedores da edição 2017 do Prêmio Sesc de Literatura nas categorias Contos Machado de Assis e Crônicas Rubem Braga foram revelados em cerimônia na noite desta quinta-feira (26), no Teatro Ary Barroso (Estação Sesc 504 Sul). Mais de 1.300 trabalhos de todo o Brasil concorreram ao prêmio. Os três primeiros colocados receberam troféu e premiação em dinheiro, num total de R$ 9 mil. Além disso, 30 textos (15 contos e 15 crônicas) selecionados  pela comissão julgadora vão compor ainda uma coletânea de livros, produzidos e publicados pelo Sesc.

Representando o presidente do Sesc-DF, Adelmir Santana, o chefe da Divisão de Desenvolvimento Humano, Guilherme Reinecken, realizou a abertura da solenidade e contou que a instituição realiza a premiação desde 2003. “O Sesc promove esse evento por entender que o prêmio contribui para o desenvolvimento cultural local e nacional, além de contribuir para a formação de novos talentos da escrita”. Guilhrme reforçou que o Sesc tem sempre a preocupação de fomentar todas as vertentes das artes. “O Sesc vem cumprindo seu compromisso de fomentar a cultura, porque acreditamos que a arte transforma as pessoas”.

O vice-campeão da categoria Contos Machado de Assis, o brasiliense Vitor de Melo, parabenizou o Sesc pela iniciativa. “É uma honra receber este prêmio do Sesc, uma instituição presente em todo o Brasil e lembrada por estimular a literatura”, afirmou. Já o vencedor da categoria Crônicas Rubem Braga, Antônio Pereira, veio de Minas Gerais para receber o prêmio e destacou a importância do reconhecimento para o escritor. “Me sinto honrado de estar aqui hoje, pois essa é uma oportunidade singular que dá espaço para os autores que querem levar seus textos para além da família e amigos”, afirmou. Ficando com o segundo lugar, o paulista Carlos Bruni Fernandes, que já foi premiado nacional e internacionalmente por seus textos, reiterou a importância de concursos literários. “O Sesc-DF sai na gente com essa iniciativa. Pra mim é uma honra estar entre os 3 melhores dentre tantos escritores talentosos”, finaliza.

Desde 2003, todas as edições dos Prêmios Culturais do Sesc-DF são realizados no Sesc da 504 sul. A frente da unidade, a gerente Critina Nogueira explica que a cada ano o evento vem crescendo. “O interesse dos artistas vem numa crescente, tanto é que se compararmos a 2016, o números de inscrições para o prêmio de Contos e Crônicas dobrou”.

Juliana Valadares, coordenadora de Ações Culturais, lembra outro aspecto importante do Prêmio. “Fora o Sesc Nacional, que realiza o prêmio de literatura na categoria romance, o Sesc-DF é o único, entre todas as unidades da federação, que realiza um evento dessa natureza”.

Confira os vencedores:

Contos Machado de Assis

1º lugar – “Ele é só um menino” – Tiago Raul Feijó Silva, de São Paulo

2º lugar – “Paralelas” – Vitor Coelho Camargo de Melo, do Distrito Federal

3º lugar – “O soco no estômago” – Veronica Torres Gurgel, do Rio de Janeiro

Crônicas Rubem Braga

1º lugar – “O último desejo” – Antônio Francisco Pereira, de Minas Gerais

lugar – “No tempo dos valentes” – Carlos Bruni Fernandes, de São Paulo

lugar – “Lembranças com cheiro de bolo quente” – Fernanda Rodrigues de Oliveira, de São Paulo