Caminho de Navegação

Notícia

Campeões da Copa BRB de Tênis Profissional em Cadeira de Rodas são definidos nas quadras do Sesc-DF

'​​​Os melhores atletas do tênis em cadeira de rodas do Brasil competiram as finais da Copa BRB de Tênis Profissional em cadeira de rodas neste final de semana. Nas quadras do Sesc em Taguatinga Sul, a ...'

Publicado em 25/10/2020 00h00 Atualizado em 25/10/2020 00h00
​​​Os melhores atletas do tênis em cadeira de rodas do Brasil competiram as finais da Copa BRB de Tênis Profissional em cadeira de rodas neste final de semana. Nas quadras do Sesc em Taguatinga Sul, a competição que teve início dia 22 contou com finais neste sábado (24) e domingo (25). Daniel Rodrigues consagrou-se campeão do Open Masculino, Meirycoll Duval campeã do Open Feminino e Ymanitu Silva com o título do Quad. Essa foi a primeira competição realizada na modalidade após a paralisação do calendário nacional devido à pandemia do Covid-19. O torneio distribuiu R$ 30 mil em premiação. 

O presidente da Federação Brasiliense de Tênis, Sérgio Oprea de Carvalho, comemorou mais uma vez a parceira com o Sesc-DF e a realização do torneio. “A estrutura do Sesc é excelente. O Sesc é um braço importante da Federação. Nos últimos três anos estamos em parceria realizando os eventos. Conseguimos a liberação do GDF via decreto e graças a preocupação social do Sesc em apoiar o esporte realizamos mais esse torneio para cadeirantes”, disse o presidente. 

O torneio foi o primeiro organizado pela Confederação Brasileira de Tênis na categoria após a paralisação do calendário nacional e internacional por causa da pandemia envolvendo o Covid-19. “A Confederação sempre tem uma parceira muito forte com o Sesc. Como parceiro, abriu as portas mais uma vez para que o tênis em cadeira de rodas fosse disputado de uma forma lúcida e tranquila. Com todas as medidas de segurança e protocolos seguidos pelo Sesc”, destacou o vice-presidente da CBT, Jesus Tajra.

No Quad, Ymanitu Silva, fez valer o favoritismo. O catarinense, 10º colocado no ranking mundial da categoria, neste domingo venceu o goiano Augusto Fernandes por 2 sets a 0: 6/1 e 6/3. "Agradeço à CBT, grande apoiadora do Tênis em Cadeira de Rodas, e ao BRB, que promove este circuito e deixa o nosso esporte ainda mais em evidência. Conquistar esse título é importante para mostrar que estamos trabalhando no caminho certo", afirma Ymanitu. Neste domingo (25), a mineira Meirycoll Duval venceu a conterrânea Ana Caldeira e chegou à quarta vitória, o que garantiu o título de simples no Open Feminino. O placar do confronto ficou em 6/4 e 6/2. A atleta é a melhor brasileira no ranking mundial, na 29ª colocação. 

Sem a presença de público, os jogos foram transmitidos pelo canal  da  Confederação Brasileira de Tênis (CBT) no YouTube. Para a realização do evento foram cumpridas as recomendações sanitárias vigentes, além de uma série de medidas restritivas em relação ao coronavírus. Entre elas a testagem obrigatória de atletas, árbitros e funcionários do evento para Covid-19. “Disponibilizamos a reconhecida estrutura de esporte e lazer do Sesc-DF, proporcionando às categorias profissionais do esporte a melhor e mais adequada estrutura para a realização do campeonato, seguindo todos os protocolos de biossegurança para proteger os atletas ”, contou o coordenador de esportes do Sesc-DF, Élisson Fabrício.

No Open Masculino, o cabeça de chave número 1, o mineiro Daniel Rodrigues, também ficou com o título. Neste domingo, ele venceu Rafael Medeiros por 6/0 e 6/1. Impressionantemente, esse foi o único game que Daniel deixou um adversário confirmar em todo o torneio.

"Essa é uma competição muito importante, que vale muito para nós como atletas. Poder voltar a jogar neste momento e colocar em prática tudo aquilo que a gente vem treinando, é muito bom para ganhar mais ritmo e voltar 100% aos torneios internacionais", destaca Daniel. No sábado (24), O torneio também teve campeões nas duplas, com Daniel Rodrigues e Adalberto Rodrigues ficando com o título no masculino, e Meirycoll Duval e Ana Caldeira confirmando a conquista entre as mulheres.