Caminho de Navegação

Notícia

Atleta do Sesc é convocado para Jogos Parapan-Americanos de Jovens

'O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) anunciou na terça-feira (7) os 174 atletas, de 12 modalidades, convocados para os Jogos Parapan-Americanos de Jovens São Paulo-2017, que ocorrerão de 20 a 25 de ma...'

Publicado em 09/03/2017 00h00 Atualizado em 09/03/2017 00h00

O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) anunciou na terça-feira (7) os 174 atletas, de 12 modalidades, convocados para os Jogos Parapan-Americanos de Jovens São Paulo-2017, que ocorrerão de 20 a 25 de março na capital paulista. Entre os convocados, está o atleta do Sesc Lucas Nicollas Souza, de 15 anos, que foi o destaque para defender a seleção brasileira de natação na categoria S-13. Na caminhada até a convocação, o atleta teve apoio do Projeto Sesc Olímpico, voltado para esportistas com alto rendimento.

O Brasil terá 33 atletas competindo na modalidade de natação. Na última edição do torneio em 2013, a seleção brasileira liderou o quadro de medalhas geral dos Jogos Parapan-Americanos, com 209 medalhas conquistadas, sendo 102 de ouro, 65 de prata e 42 de bronze. Satisfeito com a convocação, Lucas comemorou a oportunidade de representar o Brasil. “É difícil de descrever a alegria que eu sinto nesse momento. Gostaria de agradecer em primeiro lugar a Deus, que tem feito tanto por mim e me proporcionado tantas coisas boas”, disse Lucas.

Serão 174 esportistas convocados. Onze modalidades serão disputadas no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, inaugurado em maio de 2016. De acordo com o treinador dos atletas, André Fêlix, o projeto Sesc Olímpico agrega muitos valores e tem a participação ativa da família. Fêlix explica que o trabalho realizado pelos profissionais da instituição no dia a dia é fundamental no desempenho de cada atleta. “Essa convocação é muito importante para o Lucas e também para a nossa equipe, que ao longo dos anos sempre disponibiliza esportistas para as seleções de natação de Brasília. Mostrando assim a seriedade e comprometimento com o projeto Sesc Olímpico, tendo sempre atletas de destaque no cenário local”, explica.

Sabendo das dificuldades que encontrará na competição, Lucas garante que o maior desafio será trabalhar com o emocional. “Essa é a primeira vez que eu viajo para uma competição tão importante. Estou orgulhoso pelo reconhecimento do meu trabalho”, disse.

Projeto Sesc Olímpico

Jovens atletas com idade entre 12 e 15 anos participam do projeto Sesc Olímpico, lançado em 2009. O Sesc-DF oferece condições para a prática desportiva nas modalidades de handball, basquete, futsal, voleibol, natação e tênis. O projeto é voltado para esportistas com alto rendimento e proporciona a melhora na performance, aliada à conduta ética dentro e fora dos limites esportivos. Também estimula o espírito de equipe, a cooperação e o fortalecimento de valores morais.