Caminho de Navegação

Notícia

Alunos do Edusesc-DF se destacam e conquistam medalhas na Olimpíada Brasileira de Astronomia 2020

'​​Estudantes da unidade Edusesc Ceilândia foram destaque na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) 2020. Ao todo, 57 alunos conquistaram uma medalha , sendo 16 medalhas de ouro, 23 de ...'

Publicado em 16/12/2020 00h00 Atualizado em 16/12/2020 00h00

​​


Estudantes da unidade Edusesc Ceilândia foram destaque na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) 2020. Ao todo, 57 alunos conquistaram uma medalha , sendo 16 medalhas de ouro, 23 de prata e 14 de bronze e 51 medalhas na Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), correspondendo a 17 de ouro, 16 de prata e 18 de ouro. Pela participação no projeto, a escola ganhou um Galeoscópio (luneta) e certificados para todos os participantes.

De acordo com a diretora pedagógica, Andréia de Morais, desde 2019, o Sesc-DF por meio da área educacional do  EDUSESC Ceilândia, participa dos projetos da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) no segmento do Ensino Fundamental I. “Para nós, incentivar de forma lúdica e contextualizada o envolvimento das crianças em um universo de descobertas é encantador e muito satisfatório, pois entendemos que é necessário despertar, desde a primeira infância, a curiosidade e o conhecimento científico”, afirma.
Foguete 16.12.png

A diretora pedagógica explica que este ano, devido à pandemia, não foi possível realizar de forma presencial as etapas dos projetos, como ocorreu no ano passado com as turmas do 2° ano, mas mesmo de forma remota as crianças se envolveram em um mundo de possibilidades. 

De acordo com a coordenadora pedagógica, Adriana de Pádua, no total foram 156 alunos, do 2º e 4º ano, que estiveram envolvidos. “As atividades fizeram parte das rotinas de estudos semanais, mas não foi obrigatória a participação dos estudantes. O objetivo foi fomentar o interesse das crianças pela Astronomia e pela Astronáutica e Ciências afins, assim como envolver as suas respectivas famílias no projeto”, explicou. 

Para a  realização das etapas e cumprimento dos prazos,  o projeto contou com a participação de toda equipe de professores assim como com a parceria do projeto do Sesc "Astronomia sobre rodas" para realização de um debate virtual, realizado pela plataforma Teams, sobre o  tema Universo. “Foi um projeto que envolveu toda comunidade escolar e culminou em excelentes resultados”, finalizou.
                                                            WhatsApp Image 2020-12-15 at 16.29.34.jpeg