Caminho de Navegação

Notícia

15º edição do Prêmio Sesc de Literatura anuncia vencedores

'Os vencedores da edição 2018 do Prêmio Sesc de Literatura nas categorias Carlos Drummond de Andrade, voltado para poesia, e Monteiro Lobato, para contos infantis foram revelados em cerimônia na noite d...'

Publicado em 31/10/2018 00h00 Atualizado em 31/10/2018 00h00

Os vencedores da edição 2018 do Prêmio Sesc de Literatura nas categorias Carlos Drummond de Andrade, voltado para poesia, e Monteiro Lobato, para contos infantis foram revelados em cerimônia na noite desta terça-feira (30), no Teatro Ary Barroso (Estação Sesc 504 Sul). Os três primeiros colocados receberam troféu e premiação em dinheiro, além disso, 50 textos (15 contos e 35 poemas) selecionados  pela comissão julgadora vão compor uma coletânea de livros, produzidos e publicados pelo Sesc. O chefe da Divisão de Desenvolvimento Humano, Guilherme Reinecken, juntamente com a gerente da unidade, Cristina Nogueira, representaram o presidente do Sesc-DF, Adelmir Santana.

Campeão da categoria Poesias Carlos Drummond de Andrade, o paraense Daniel da Rocha Leite, parabenizou o Sesc pela iniciativa. “É uma honra receber este prêmio do Sesc, uma instituição presente em todo o Brasil e lembrada por estimular a literatura. Gostaria de destacar que no meu estado, o Pará, o Sesc realiza seu trabalho também em comunidades indígenas e ribeirinhas, levando um pouco de cultura para esse povo tão carente .”, afirmou. Já o vice-campeão da categoria Contos Infantis Monteiro Lobato, André Foltran, veio de São Paulo para receber o prêmio e destacou a importância do reconhecimento para o escritor. “Me sinto honrado de estar aqui hoje, pois essa é uma oportunidade singular que dá espaço para os autores que querem levar seus textos para além da família e amigos. Instituições como o Sesc são como uma guarita para continuar acreditando na transformação por meio da cultura ”, afirmou.

Como forma de incentivar e estimular manifestações artísticas locais e nacionais, o Sesc-DF realiza anualmente os prêmios culturais. O principal objetivo é revelar novos talentos, dar visibilidade aos criadores e situá-los no cenário artístico.

Confira os vencedores

Contos Infantis Monteiro Lobato

1º lugar – “Coleção de sons de Cecília” – Renata Caroline Penzani, de São Paulo

2º lugar – “A desinvenção da minhoca” – José Carlos Barbosa de Aragão, Espírito Santo

3º lugar – “O dindim de coco queimado” –, Wesdley Vasconcelos, Ceará

Poesias Carlos Drummond de Andrade

1º lugar – “Mundana 68/18” – Daniel da Rocha Leite, Pará

2º lugar – “Alcançar o poema” – André Foltran, São Paulo

3º lugar – “Autópsia da instante” – Ronaldo Cagiano Barbosa, São Paulo